A busca pelo Corpo Perfeito.
Corpo perfeito... Mas afinal o que é o "corpo perfeito"?
Antes de avançar para mais um alerta social, vou proceder primeiro à pergunta que muita gente faz, poucos sabem e poucos procuram saber... Afinal o que é isto do "corpo perfeito"?
Com o avanço das novas tecnologias e o mediatismo das redes sociais o estigma do corpo perfeito incide cada vez mais nos jovens.
Vigorexia, já ouviram falar? Bem, vigorexia é um transtorno obsessivo daquele que é viciado no exercício físico e na alimentação, ou seja, por mais que trabalhe e seja saudável o seu corpo está sempre "feios". Toxicodependência. Sim pessoas viciadas em drogas, neste caso em anabolizantes (Ex: esteroides). Dismorfofobia. Pessoas que encontram defeitos onde não existem, ou seja, olham-se ao espelho e não conseguem ver o seu corpo real, elas imaginam que têm outro corpo cheio de defeitos e, consequentemente, recorrem a cirurgias plásticas.
Triste e dura realidade. Sim, existem milhares de pessoas que têm os problemas acima referidos, mas o que devemos fazer? Julgá-los? Culpá-los? Não! A sociedade é que deve ser julgada, a sociedade é a responsável por isto tudo, porque somos nós que criticamos, usamos os corpos de outras pessoas como um campo de batalha e colocamos uma enorme pressão aos atores, manequins, modelos, etc. Os media estipulam estereótipos corporais masculinos e femininos para os olhos da sociedade e os intitulam como "corpos perfeitos" e nós vamos atrás, nós criamos a ilusão de que ao topo (fama) só podem chegar pessoas consideradas bonitas, senão são alvo de críticas constantes.
O corpo de cada um de nós é, antes de tudo, uma herança genética e compete-nos aceitá-lo tal como ele é ou moldá-lo de acordo com o que idealizamos, mas sem cair em exagero. O meu conselho? Procura sentir-te bem com o teu corpo e não procures fazer dele o que os outros impõem, pois nunca corresponderás às exigências, haverá sempre mais e mais...
Em suma, não faças nada pelos outros, não busques o "corpo perfeito" pois não existem corpos perfeitos. Sê tu própria/o, no teu próprio corpo.
Quando gostares de ti mesmo, tal como és, já terás feito noventa por cento do caminho para alguém gostar de ti!
Lucas Correia