Viver na sombra da Vitimização.
Pior do que seres uma "vítima" é compactuares com uma.
Sim, vítima está entre aspas porque existe uma grande diferença entre quem por infortuna da vida o é, e aqueles que têm o dom do engano e o usam a seu favor.
Não consigo compreender as pessoas que tem uma necessidade incrível de se fazerem passar por algo ou por alguma situação que não é real, tudo isto para conseguirem a seu favor o fruto do "dó alheio". É uma espécie de promiscuidade subtil com a qual muita das vezes compactuamos.
Sabem aquela pessoa que passa a vida a queixar-se? Se não é do joelho é do pulso, se não é do pulso é da cabeça, ou até mesmo porque é olhada de lado pela vizinhança (que nem a conhece) ou maltratada pelo marido (que por sinal é um santo e paciente homem), são essas pessoas que se alimentam da tua energia, tudo isso porque usam a delas para se lamuriar de tudo o que está mal na sua vida.
É importante deixar claro que uma vítima tem plena consciência do que está a fazer, e isso acaba por ser o mais triste, como é possível fazer de tudo para viver numa sombra que não é a sua realidade, tudo para levar a cabo as suas vontades egoístas? Pois é, mas existem e temos de saber lidar com isso. Como? Eis a questão.
Muitas das vezes as pessoas que acima citei são alguém de quem gostamos muito, e por mais que esta sua faceta nos incomode temos de saber lidar com ela. O segredo é "ignorar", não dar a importância que elas precisam para que continuem a alimentar-se disso para a sua vitimização.
Por fim, o melhor conselho que posso deixar é que não te deixes afetar pelo sentimento de culpa que essa pessoa vai querer que tenhas se não compactuares com o seu papel de vítima. Se gostares verdadeiramente dela vais perceber que o facto de não alimentares o seu ego vai fazer com que ela viva a sua própria realidade e se deixe guiar pelo amor.
Daniela Mendes